O primeiro passo para configurar a conexão com o banco de dados é adicionar as dependências do Spring Data JPA e do banco de dados que será utilizado, neste caso, o MySQL. Adicione as seguintes dependências no arquivo pom.xml:
1<dependency>2 <groupId>org.springframework.boot</groupId>3 <artifactId>spring-boot-starter-data-jpa</artifactId>4</dependency>5
6<dependency>7 <groupId>com.mysql</groupId>8 <artifactId>mysql-connector-j</artifactId>9 <scope>runtime</scope>10</dependency>Em seguida, é necessário configurar o arquivo application.properties para que o Spring consiga se conectar com o banco de dados. Adicione as seguintes linhas no arquivo:
1spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost:3306/database_name2spring.datasource.username=db_username3spring.datasource.password=db_password4spring.jpa.hibernate.ddl-auto=update5spring.jpa.show-sql: truePara que as configurações acima funcionem e façam sentido parte-se do pressuposto que o serviço de banco de dados já está instalado, configurado e rodando na máquina local. Além de possuir uma base de dados previamente criada.
Aqui temos algumas configurações importantes, em spring.data.source.url é definido o endereço do banco de dados juntamente com a base de dados/squeme a ser utilizado pelo Spring. Ele segue o seguinte padrão: mysql://localhost:3306/database_name onde localhost:3306 é o caminho e porta do serviço de banco de dados e database_name é o nome da base de dados a ser utilizada.
Em spring.datasource.username e spring.datasource.password são definidos o usuário e senha do banco de dados, respectivamente que também deveme estar previamnete configurados.
A propriedade spring.jpa.hibernate.ddl-auto define como o Hibernate deve lidar com o DDL (Data Definition Language), que é usado para definir e modificar a estrutura do banco de dados. As opções são as seguintes:
create: cria o esquema do banco de dados a partir das entidades mapeadas durante a inicialização da aplicação e não faz nenhuma alteração no banco de dados quando a aplicação é finalizada;create-drop: semelhante ao create, mas também remove o esquema do banco de dados quando a aplicação é finalizada;update: atualiza o esquema do banco de dados existente com base nas alterações nas entidades mapeadas.none: não faz nenhuma alteração no esquema do banco de dados.Por fim, spring.jpa.show-sql é uma propriedade que define se o Hibernate deve ou não mostrar as queries SQL geradas na saída do console, o que é interessante nessa etapa de desenvolvimento.
Após realizar as configurações acima, suba a aplicação novamente e verifique se o Spring conseguiu se conectar com o banco de dados. Caso tenho ocorrido algum problema certifique-se que os parâmetros de conexão estão corretos e que o serviço de banco de dados está rodando.